O que é o tarot
Tarot. A certeza que há sobre este oráculo é que é constituído por 78 cartas, compostas por Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Tudo o resto que lhes diz respeito pode ser verdade ou… puro mito! Quanto á sua origem ninguém sabe ao certo. No entanto… é sabido que na India e no Médio Oriente existiram, em tempos remotos, alguns baralhos de cartas místicas, claro está e numeradas.
Provavelmente estas cartas foram trazidas para a Europa pelos chamados Cavaleiros da Ordem dos Templários durante as cruzadas para a Terra Santa. Há também quem diga que os ciganos nómadas do Extremo Oriente tiveram alguma influência em trazerem o Tarot para a Europa no decorrer da Idade Média.
Ninguém sabe ao certo a origem da expressão «Tarot». Alguns apontam para um vocabulário derivado do nome do deus Tot, o deus egípcio da magia e das palavras. Mas também há quem acredite ter origens hebraicas ou ser a deturpação da palavra «torah», o livro hebraico da lei. E há ainda quem afirme ser um anagrama de rota, uma palavra latina que significa »roda». Apesar de não ser um anagrama no sentido mais ínfimo do termo, o «t» em falta ou posteriormente acrescentado poderá ser outra pista para desvendar o enigma universal escondido em si mesmo…


